Turismo

Turismo

O potencial turístico do Município de Penápolis está alicerçado em duas vertentes: a “cultural”, representada pelos equipamentos culturais já consolidados, e a “natural”, compreendida pelos rios que compõem a sua Bacia Hidrográfica.


Vertente Cultural

Penápolis é reconhecida como “Pólo Cultural” da região Noroeste do Estado de São Paulo. Tal condição é atribuída em função dos expressivos equipamentos culturais que abriga:

Museu do Sol – primeiro Museu de arte Naif da América Latina, cujo acervo já foi exposto na Alemanha, Paris e Israel.

Museu do Folclore – único do gênero num raio de 150 km, reunindo um importante acervo com mais de 12 mil peças sobre o folclore brasileiro.

Museu Histórico – criado há 40 anos, desenvolve importante trabalho na recuperação e preservação da memória da cidade.

1ª Casa – Patrimônio Histórico – como o próprio nome diz, é um patrimônio preservado e funciona como importante “espaço cultural”.

Museu de São Francisco – reúne cerca de 150 obras de vários artistas brasileiros tendo como tema São Francisco de Assis, padroeiro de Penápolis.

Além destes espaços, o município conta com uma Biblioteca Pública e um Teatro Municipal onde é realizado, anualmente, um Festival de Teatro Amador.


Vertente Natural

Rio Tietê
passeio de lancha pelo rio Tietê

Leito do Rio Tietê
pesca

Para os que buscam tranquilidade, é possível simplesmente contemplar o magnífico pôr-do-sol dourando as águas serenas dos rios – expressão de amor do criador com este recanto da natureza. Leito do Rio Bonito
Rio Bonito – afluente do Rio Tietê


Oferta Turística Além dos atrativos culturais e naturais, a cidade conta com bons meios de hospedagem e alimentação, garantindo comodidade aos visitantes. O Hotel de Campo Caminho do Sol, localizado no km 280 + 700 mt. da rodovia Assis Chateaubriand, oferece completa infra-estrutura para quem gosta de lazer no campo sem abrir mão do conforto. O Sakr Hotel, no centro da cidade, dispõe de modernos equipamentos, oferecendo atendimento personalizado aos seus hóspedes.


Turismo e Meio Ambiente Consciente de que o Meio Ambiente é “matéria-prima” para o Turismo, a Administração Municipal está criando, com o apoio do Ministério Público local, uma legislação específica, de caráter inédito em todo o Estado de São Paulo, para disciplinar o parcelamento, uso e ocupação do solo nas áreas situadas no entorno da Represa de Nova Avanhandava, garantido segurança aos investidores, aos consumidores e, principalmente, à conservação do principal recurso turístico do Município – o lago de Nova Avanhandava.